BLOG DA MARLENE

Aqui quero fazer um espaço de boa comunicação com meus amigos leitores. Seja bem vindo!

sábado, 24 de novembro de 2012

RECITAL DE POESIAS


               

"Grande ou pequeno, todo homem é um poeta, se você sabe ver o ideal, além de seus atos"
Henrik Johan Ibsen.
Com base nesse pensamento, a Escola Particular Pequeno Polegar apresentou na noite do dia, 22 de novembro último,  mais um recital de poesias. Toda a família queria estar presente a esse lindo presente, mas não havia espaço, os alunos puderam então, escolher dois convidados, além dos pais. Fui uma dessas privilegiadas, escolhida pelo meu neto, sinto-me na obrigação de descrever, esse evento inesquecível. Quero mostrar tudo  o que vi, envolvido pela minha profunda emoção. 
Ao chegar, fomos tomados pela poesia da decoração; subindo a escadaria, cada degrau exibia as letras: RECITAL DE POESIAS. De repente o mundo não era o mesmo, um palco decorado de balões cheio de flores ao fundo, dos lados, duas palmeiras de balões, se moviam magicamente. Nesse mundo encantado, somos despertados pela voz do diretor, ele se sente contagiado e agradecido pelo trabalho magnífico dos professores. Sua fala é de extrema sabedoria e fica claro, que esse momento, é uma marca sagrada que jamais será esquecida por todos, mas principalmente pelos protagonistas: Alunos do segundo ano.
Depois de compor a mesa dos diretores, as professoras do segundo ano, Denise Ali Adri e Juliana Pena Sander, são aplaudidas junto aos demais professores. Para começar o recital, duas crianças se fazem mestres de cerimônia e comandam as apresentações.  Devagar, vão chegando belas poesias, nas vozes que fazem delas um sopro dos anjos.  Tudo começa com a poesia "Convite" de José Paulo Paes, e termina com "Eu quero Agradecer" de José A. Santana. São lindas poesias de vários autores: Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles, Jane Taylor, etc. Ao declamar os poemas, os meninos vestiam ternos pretos, e as meninas exibiam graciosidade. Os aplausos eram acompanhados de palavras emocionadas da platéia. Todos fotografavam e filmavam. A surpresa chegou em forma de música, um balé primoroso e uma dança contagiante, prendia a respiração de todos. No momento final,  as cortinas foram fechadas, preparando o último ato. Depois de alguns minutos, abrem-se as cortinas e lá estão todos os alunos vestidos alegremente, meninos dos lados, meninas no meio. Soam vozes e danças, fazem uma bela coreografia, a música nos faz voar sem data de pouso.
Fim.... é um final surpreendente, imaginem o inesperado: com aquelas vozes afinadas, a música "Amigo" de Roberto Carlos, veio arrancar uma lágrima lá do fundo da alma. Como segurar tamanha emoção, em meio a tantas emoções?
Parabéns alunos, diretores e professores, de coração,  agradecemos!
Parabéns escola Pequeno Polegar, pela extrema qualidade e competência!
    " Vocês estão ensinando nossas crianças a enterrar suas raízes no solo dos valores duradouros da vida, para crescer até as estrelas dos seus destinos maiores".
          
          Marlene Campos Vieira

11 comentários:

  1. Parabéns!
    Viajei nessa emoção e me vi no meio dessa platéia...
    Sensacional!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha amiga e psicóloga, queria ver vc aqui no meu lugar, só pra se encantar. Na verdade, só vendo pra crer, emocionante!.....

      Excluir
  2. Escola Particular Pequeno Polegar em agradecimento.
    Sra. Marlene, direção e corpo docente não temos palavras ao que tudo foi dito por vossa senhoria no seu blog, apenas nos sentimos mais responsáveis por tudo que fazemos e com a convicção de que de agora em diante deveremos nos preparar ainda mais em nossos eventos. Sabe por quê? Pelo simples fato de que quando realizamos qualquer atividade ou evento, nós nos preocupamos com o todo, isto é, com o nosso público alvo que são nossos alunos e pais. Mas a presença de pessoas que tendem a enaltecer nosso trabalho independente de sua formação ou posição profissional só nos envaidece ainda mais, mas não devemos esquecer sim de valorizar o trabalho incansável de nossos alunos e mestres, pois a razão de nossos eventos é dedicada exclusivamente a eles e seus familiares. Pessoas como a senhora dificilmente se destacaria em função de fatos como esse. Mas como diz o nosso pedagogo Dr. Antonio Carlos (quando preparamos alguma coisa para a formação de uma sociedade não interessa quantos irão ser adeptos ao proposto, basta apenas um para nos satisfazer e alcançarmos os nossos objetivos), sendo assim queremos de coração agradecer suas palavras e dizer-lhe que a Escola Particular Pequeno Polegar nunca se sentiu tão viva e presente nos anseios de uma sociedade carente e necessitada por uma cultura que simplesmente tentamos fazer com belas poesias , muitas vezes esquecidas, por muitos no mundo atual. Que Deus ilumine sua pessoa e que possa fazer com que momentos como aqueles não deixem de existir em nossa grade curricular. Nosso muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Queridos e competentes diretores e professores;
      agradecidos estamos nós com uma tão grande prova de sensibilidade, sabedoria e competência.
      Fico imaginando quanto trabalho e quanta dedicação custou a todos. Vai um carinho especial para Denise e Juliana, brilhantes!...Foi algo assim cronometrado, como se dedilhassem as cordas dos nossos corações. Que final incrível!... Agradeço de coração.

      Excluir
  3. Realmente foi tudo muito lindo e proveitoso amei.Minha filhota encheu-me de orgulho como sereia,estou "babando"até hoje.Parabéns a todos nós!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Parabéns Eliane a sua sereia nos encantou, movimentos perfeitos, adorei. Afinal todos mostraram grandeza dentro de uma sagrada inocência. Dignos daquele grande palco. Meu neto, lindo menino homem de terno,declamando em inglês. Gigante E. Pequeno "Grande" Polegar, brilhante.

      Excluir
  4. Respostas
    1. Sra. Marlene,
      Eu, como professora do 2º ano da Escola Particular Pequeno Polegar, estou lisonjeada com as palavras citadas pela senhora no seu blog.
      É gratificante receber elogios de uma pessoa ilustre, apreciadora e conhecedora dos valores poéticos, uma escritora de créditos firmados e, sobretudo, uma pessoa muito sensível como só os poetas sabem ser, um exemplo de percurso de vida e de educação para as crianças do nosso país.
      Agradeço a Deus por vivenciar o poder do pensamento e do sentimento positivo vindos de alguém como a senhora... Obrigada!!!
      Denise Ali Adri

      Excluir
  5. Oi Marlene,
    Fico feliz em saber que em nossa cidade existem pessoas que apreciem as apresentações escolares. Porque quando recebemos convite de nossos sobrinhos, afilhados, netos etccc sempre arrumamos desculpas com um compromisso inadiável, rsrsrsrsrsr... Não é a primeira vez que Denise e Juliana nos brindam com tamanha originalidade e criatividade, resgatando em nossas crianças valores culturais como a leitura. Precisamos incentivar nossos alunos o interesse pela leitura e pela cultura folclórica e regional, para assim formamos cidadãos íntegros e honrados. A escola Pequeno Polegar está de parabéns por ter em sua equipe, profissionais como Denise e Juliana de tamanha competência e comprometimento com seus alunos, que nos brindam todos os anos com recitais ricos e maestrosos.
    Abraços, val.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com vc Val, Juliana e Denise são valores de primeira linha, são orgulho para nós pedagogas. Só agora pude tomar conhecimento das apresentações da Escola, pois sou estreante.
      Como escritora de literatura infantil,meu incentivo tem sido doar meus livros a algumas escolas. Meu desejo é estar presente a tudo que se refira a arte.
      Abraços, Marlene

      Excluir