BLOG DA MARLENE

Aqui quero fazer um espaço de boa comunicação com meus amigos leitores. Seja bem vindo!

sábado, 12 de abril de 2014

BRAVA GENTE BRASILEIRA!

A marca do brasileiro a meu ver é realmente a bravura. Bravura de arrancar da alma a força pra sobreviver, essa é minha tradução principal e pessoal da  força dessa palavra. 
Brava gente brasileira, que após os quarenta anos precisa de um curso superior, e se arrisca a fazê-lo. Incluindo no seu percurso, todos os fatores de uma agenda de vida: família, escola e cem (100)quilômetros  diários pra se chegar à faculdade. Esse cara  sou eu, ou melhor, essa mulher sou eu, que a partir de agora falarei na primeira pessoa, pois o que vivi não posso negar. 
Eu trazia no rosto uma marca de família, um sinal no rosto, bem do lado direito, amada marca, igual a de minha mãe, que resolveu mostrar-se melhor crescendo, e que por indicação médica, teve que ser retirada. A vida era uma corrida sem fim. Não havendo como agendar médico e hospital, segui os conselhos de uma amiga e procurei um posto do SUS, cujo atendimento era feito por um dermatologista. Era o dia, 09 de novembro de 1989, dia histórico para o mundo. Enquanto minha marca era arrancada, o mundo estava em festa, com a queda do Muro de Berlim. Uma marca para sempre, uma humilhação na cara. Imagine ser atendida por alguém que não lhe dirige sequer um olhar, você ali sozinho nas mãos de um calado inimigo; Foi isso que senti, nem uma palavra, nem uma resposta à minha pergunta, uns poucos instrumentos e eu ali, cortada, doída, costurada, com pontos e pronto! Onde ficou minha marca? ela continua no mesmo lugar, no formato de uma longa lágrima. Ela é história de vida, é uma lembrança boa dos tempos de paz no mundo. Teve seu lado negativo de revolta, e marca interior de humilhação, que o brasileiro enfrenta para sobreviver. 

“Ah, a gente quer valer o nosso amor, a gente quer valer nosso suor”, canta Gonzaguinha. 

Vinte cinco anos se passaram, poderíamos esperar crescimento, progresso na saúde do brasileiro, mas o que se vê é alarmante. Estamos no grande momento, depois de tantos destroços, "eles" estão aí, de caras limpas, de rosto puro e solidário, nos horários políticos. Nas chamadas de propaganda eleitoral, uns dizem: "Vamos conversar", outros trazem a palavra: "Atenção", todos mostram o que sempre viram e nunca sofreram, nunca estiveram realmente ao lado do povo, apontam o caos e apenas prometem. Brava gente brasileira, que como eu, aproveitou suas mazelas para investir no lado bom da vida. Foi assim que passei minhas experiências para meus cinco filhos, fazendo para o meu caçula, um livro vivo de aprendizagem. Hoje, ele como médico, vê o rosto da mãe em cada paciente e procura respeitá-los, como ela gostaria de ter sido respeitada por aquele moço de branco, que a tratou como um poste e ela esqueceu seu nome. Ele, certamente nunca soube o dela. 
No meu presente, já recebi o presente; meu médico filho retirou todas as marcas, que poderiam trazer riscos para a minha saúde, com a atenção e a boa vontade que um dia me foram negadas. Muitos devem ser aqueles que possuem uma marca de família, e que lutam para que se construa um país, sem muros diferenciais de classes sociais. Minha palavra para eles: Continuem a luta, pois somos um país de bravos e felizes brasileiros.

A hora é agora "Brava Gente Brasileira"

 Marlene Campos Vieira









3 comentários:

  1. É uma boa reflexão para o mês de abril e para o ano em que estamos, só se aprende política sentindo na pele e é a melhor maneira de saber o valor de nossas escolhas. Quem sente na pele, ou seja, vive a realidade das políticas públicas e serviços oferecidos pelos governos são os melhores conhecedores de política e, ao meu ver, são os verdadeiros cientistas políticos, só falta desvendar e se empoderar desse saber! Neste meio, acredito que a maioria de nós já temos a nossa marca e a marca de cada um se torna uma só, sendo a nossa nação. Minha querida Marlene, a você sou grata por esta boa reflexão que tive lendo esse seu texto. abraços.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns ,Marlene Campos! Mulher de fibra, desde muito nova foi à luta. Qdo chegou em Padre Paraiso, ainda quase uma adolescente, se não me engano, a primeira professora de outra cidade e a primeira catequista que Padre Paraíso recebeu de presente. Com sua simplicidade, sua educação, sua meiguice...conquistou imediatamente o respeito, o carinho... Enfim, o coração da nossa gente! Você foi uma das principais responsáveis pela formação, inclusive do caráter dos jovens daqueles anos. Eu não tive o privilégio de ser sua aluna por não estar ainda na faixa etária. Mas o meu irmão, Petrônio ,quando ouve .... " Que saudade da professorinha"... Recorda os bons tempos. Parabéns dona Marlene! Foi grande a sua contribuição para o crescimento de Padre Paraíso. O nosso "muito obrigado" ( comentário de Maria Cândida de Figueiredo Soares no facebook)

    ResponderExcluir