BLOG DA MARLENE

Aqui quero fazer um espaço de boa comunicação com meus amigos leitores. Seja bem vindo!

terça-feira, 11 de junho de 2013

TROCANDO EXPERIÊNCIAS


          Depois de uma vida pelos caminhos da educação, vivenciei muitas mudanças. Todos querem progredir, com esse conceito, muitas foram as decisões intempestivas na vida educacional. Hoje, fala-se em “ projetos”; elaboram projetos e os desenvolvem na área educacional. Nas várias atividades da vida é necessário projetar. Para a construção de uma casa, o engenheiro projeta sobre um terreno vazio, na educação isso não funciona, pois o objetivo dos estudos deve ser descobrir o talento peculiar da criança, e desenvolvê-lo ao máximo. 
       A escola faz seus projetos, sem examinar a meta essencial: "Os alunos", com isso ignoram que todos já possuem o talento dentro de si,  como o diamante bruto que não foi lapidado. A aflição da criança se torna evidente em meio a uma tonelada de projetos, lançados sobre eles, mais uma tonelada de tarefas e pesquisas, muitas vezes, recaindo sobre os pais. Como manter vivo o interesse da criança com tanta imposição?
        Dessa forma  os pais veem claramente a indisposição dos filhos. Eles testemunham a poda  do broto que estava para se desenvolver, com a ideia errada de que a educação consiste em apenas acrescentar elementos de fora. Quando a escola se conscientizar de que as potencialidades já existem dentro da criança desde o início, poderá refletir com calma a respeito do melhor método para estimular  a sua manifestação. 
      A Escola repleta de crianças, é exatamente o ambiente propício da alegria, sorrisos e festa. Como explicar a repulsa de tantas crianças, às cobranças de tantos professores?           Basta mudar o foco e fazer da criança o centro das atenções e ela pensará que estudar é muito divertido. 
    O Ideal é que se façam projetos individualizados, pensando naqueles que ali estão deixando de impor modelos preestabelecidos. Dentro de cada ser humano existe o infinito, essa é a fonte de onde jorra toda luz. 
     Louvado seja o professor que considera tantas verdades e sabe levar aos alunos a alegria de estudar.

Marlene Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário